sábado, 6 de novembro de 2010

Campanha do GACC/RN durante o festival literário da Pipa


Durante o festival literário, o GACC/RN, Grupo de Apoio às Crianças com Cancer de Natal, representado por Nathy Passos, Coordenadora de Desenvolvimento Institucional, vai fazer na Pipa uma campanha de conscientização e cadastro de doadores de medula óssea.
Para maior informações acesse o website da organização e descubra como é fácil colaborar.

Em meados de 1988, familiares de pacientes do hospital infantil Varela Santiago, em Natal, junto com um grupo de funcionários do mesmo hospital se uniram na tentativa de amenizar as carências das crianças que se tratavam de câncer na instituição. Surgia ai o Grupo de Apoio a criança com câncer de Natal, o GACC, no Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil.O grupo iniciou sua missão com intuito de ajudar as crianças e seus familiares vindas de cidades do interior do estado e que encontravam-se em situação precária, interferindo na condução do tratamento.Hoje o GACC-RN atende a cerca de 280 crianças por mês de 152 municípios do Estado, além dos seus acompanhantes. A casa funciona como um grande suporte para essas famílias. Aqui as crianças recebem apoio psicológico, alimentação, hospedagem, material de limpeza, fraldas, exames, medicamentos e uma cesta básica. Mas outra doação é feita em quantidade para essas crianças: amor e dedicação. Acompanhamento nutricional, psicológico e de assistência social também são prestados para os pequenos que lutam pela vida e que também contam com assistência psico-social infantil estendida aos acompanhantes.Todo esse trabalho era realizado em instalações não apropriadas para um tratamento oncológico, principalmente, infantil. Foi diante dessa situação que se iniciou a busca por um sonho, sempre com muita esperança: a construção de uma sede própria com infra estrutura para poder receber melhor crianças com graves problemas de saúde.Agora esse sonho passa a ser realidade e o Gacc começa um novo capitulo em sua história de solidariedade. Na Avenida Floriano Peixoto, centro de Natal, um novo lar começou suas atividades. A nova sede do grupo de apoio tem 4 pavimentos,a nova sede conta com 22 leitos, além de brinquedoteca, biblioteca, enfermaria, nutricionista, refeitório, banheiros adequados e elevador.
O GACC - RN Promove campanhas com vários parceiros participando de importantes eventos, entrevistas, palestras, promovendo e divulgando a necessidade de aumentarmos o número de cadastros de doadores de Medula Óssea.Gostariamos de contar com sua adesão para o fortalecimento desta campanha, e nossa efetiva participação no dia 19 e 20 de novembro durante o Festival Literário de PIPA promovendo em parceira com essa coordenação para juntos fazermos o lançamento de uma HQ(história em quadrinhos) onde abordamos de forma clara, lúdica e objectiva os procedimentos de doação de medula óssea e cadastramento de possivéis doadores de Medula Óssea, com o intuito urgente de maior divulgação e principalmente para aumentar do número de doadores no REDOME (Rede Nacional dos Doadores de Medula óssea)assim aumentando as chances de vidas dos nossos pacientes. de divulgar a importância no estado do Rio Grande do Norte.
Temos acompanhado a trajetória de lutas e sofrimentos dos nossos pequenos pacientes que precisam de um transplante de medula óssea para viver. Quando iniciamos as nossas campanhas em outubro de 2006 tínhamos pouco mais de 1400(um mil e quatrocentos) voluntários cadastrados no REDOME ( Rede Nacional dos Doadores de Medula óssea), com as últimas campanhas aumentamos os cadastros para mais de 24.000(vinte quatro mil) doadores no nosso Estados do RN. A cada dia aumenta mais os pacientes no REREME ( Rede Nacional dos Receptores de Medula Óssea) que procuram um doador compatível. A vitória para cada paciente do T.M.O está em nossas mãos GACC-RN tem os mais importantes certificados de utilidade pública Municipal,Estadual Federal e CNAS( Conselho Nacional de Assistência Social).

Nenhum comentário: