domingo, 30 de outubro de 2011

Lançamento do livro Oceano Primeiro de Regina Melo


Com o patrocínio do Banco da Amazônia, a escritora, jornalista e poeta Regina Melo lança, pela Editora Nelpa, no dia 18 de novembro, a partir das 19 horas, no espaço cultural Pizzaria Caligula, o romance “Oceano Primeiro – Mar de Leite, Rio da Criação”, o segundo da trilogia dos elementos, que tem em “Ykamiabas – Filhas da lua, Mulheres da Terra”, o livro primeiro.
O romance trabalha a concepção de paraíso perdido, tendo como referencial o último Éden do planeta, a Amazônia. Temas como o dilúvio, os continentes submersos de Atlântida e Lemúria e o “rio de leite” estão presentes no livro, que tem forte apelo ambiental.

A ideia de dar continuidade à trilogia dos elementos, a partir de “Ykamiabas…” – contou Regina – surgiu não apenas pelo interesse que o primeiro livro despertou nos leitores, mas pela vontade de falar sobre certos mitos universais, que encontram consonância com os mitos amazônicos, e que têm muito a nos revelar. “As pesquisas apontam para a similaridade entre os mitos universais e regionais, o que favorece em muito a sua reconstrução a partir do contexto local”.
Segundo a autora, os mitos do grande dilúvio, do paraíso perdido, dos continentes submersos de Atlântida e Lemúria entram em consonância com a história geológica da terra e com a mitologia da região amazônica. As pistas deixadas em vários lugares do pacífico, os vestígios de formações rochosas arcaicas – existentes tanto em rios amazônicos quanto em toda a extensão dos Andes – colaboraram para que fossem recriados os ambientes antediluvianos.
Entre os objetivos do livro, Regina Melo cita a reflexão sobre a importância da Amazônia e dos demais ecossistemas para a continuidade da vida no planeta; e a contribuição para os ideais de paz entre os povos, com respeito à diversidade cultural, etnias e religiões.

Regina Melo é escritora, compositora e poeta. Nasceu em Manaus, Amazonas. É formada em Comunicação Social, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atuou em jornais e assessorias, produziu documentários sobre o Patrimônio Histórico e o Saneamento de Manaus, escreveu livros de pesquisa histórica, poesias e romances. Ganhou prêmios em festivais de música, em Manaus e em São Paulo, além de Prêmios nas áreas de música e literatura. Tem como paixões e fonte de inspiração, o estudo de culturas antigas, a mitologia comparativa de Joseph Campbell, a ecologia feminina e o pensamento junguiano.

Nenhum comentário: