sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Consciência Negra em Pipa


O FlipAut! 2011 - Festival Literário Alternativo de Praia da Pipa - encerra suas atividades Domingo, 20 de Novembro - a partir das 17h - com uma grande festa comunitária na praça do Pescador, comemorando o Dia da Consciência Negra, data mais que importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a relevância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira. É um dia que deve ser comemorado nas escolas, nos espaços culturais e nas praças, valorizando a cultura afro-brasileira, da qual está permeada, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos, a história de nosso país. Haverá apresentações de Capoeira Angola e Regional, Maculelê, Samba e Zambê.
O Médico Psiquiatra e Pesquisador Social Epitácio de Andrade Filho apresentará aos presentes "A Saga dos Limões - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante", um ensaio historiográfico que resgata um segmento étnico invisibilizado e marginalizado pela literatura dominante e lança um novo olhar sobre a história da negritude dos Limões, atribuindo-lhes um papel pró-ativo, ao enfrentar o cangaço, participar da Insurreição dos Quebra-quilos e resistir ao recrutamento forçado para a Guerra do Paraguai.
No telão da praça será apresentado "Cangaço e Negritude", um documentário, no formato de um conjunto de reportagens, produzido pela Rede Potiguar de Televisão (RPTV), sobre o lançamento do livro citado acima.
Para terminar o domingo em beleza será oferecida para todos os presentes uma tradicional feijoada.

Quando: Domingo, 20 de novembro às 17h
Onde: Praça do Pescador - Pipa/RN

Nenhum comentário: