segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Quebra-cabeça de poesias de Marizé Assis


Maria José Silva de Assis, mais conhecida por todo o mundo como Marizé, nasceu em Macau/RN e aos sete anos foi morar com toda a família na capital, Natal. Ali estudou na Escola Francisco Ivo até completar o 2°Grau. Tentou duas vezes passar o vestibular para cursar Contabilidade e, sem conseguir ir pra faculdade, entrou ainda jovem no mundo do trabalho. 
Por anos trabalhou no Sindicado do Comercio de Natal, ocupando-se da produção e divulgação de informativos e panfletos. Muitos em Natal ainda a chamam de Marizé do PT, lembrando-se daquela época. Em meados dos anos 80 foi morar por um tempo em Salvador/BA e depois no Rio de Janeiro. 
Ao voltar pro Rio Grande do Norte, conheceu Pipa durante a Semana Santa de 1988. Foi em 1994 que acabou mudando-se definitivamente para cá. E foi na Pipa também que Marizé conheceu o artista plástico argentino Pablo Bracchi, pai da filha deles, Brisa, agora com 16 anos. 
Em 2006, Cintia Junqueira, Sandra Almeida e Marizé deram vida ao projeto social Leitura na Praça, que desde então vem atuando em todos os distritos de Tibau do Sul. Para si, Marizé escolheu o papel de contadora de historias do grupo. 
Em dezembro de 2009, as três mulheres inauguraram a Biblioteca Leitura na Praça no distrito de Sibaúma, que ficou sob a direta responsabilidade de Marizé a partir do fevereiro de 2010. 
Com o reconhecimento do próprio trabalho voluntario, em março de 2012, veio a contratação pela Secretaria de Educação municipal e desde então Marizé vem realizando suas atividades como contadora de historias também em doze escolas de Tibau do Sul. 
Para o flipAut! 2012, a atividade nas escolas proposta para Marizé se chama Quebra-cabeça de Poesias, interatividade criativa que será realizada com graus de dificuldade apropriados às diferentes faixas etárias dos estudantes de Pipa e Sibaúma que participarem da oficina. 
Confira em baixo local, dia e hora das oficinas de Marizé nas escolas durante o festival literário alternativo de Pipa. 

Terça, 20 de novembro 

09:30h E.M. Domitila Castelo - Turma do 5° ano 
15:30h E.M. José Jerônimo - Turma mista

Quarta, 21 de novembro 

09:30h E.M. Vicência Castelo - Turma do 6° ano

Nenhum comentário: