quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Biblioteca Itinerante de Troca de Livros


Na tentativa de estimular doações de livros a para o projeto, foi criada a frase: 
Livros estáticos nas estantes são como pássaros engaiolados, se você os amam, liberte-os”! 
Esse projeto se propõe distribuir livros dentro do Campus Universitário, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bem como em comunidades carentes de Centros de Informação, como alternativa às diferentes formas de mediação, interação, intercâmbio e disseminação da informação, contribuindo, sobremaneira, para a qualidade de vida e o desenvolvimento intelectual dos indivíduos. 
A ideia central dessa proposta é de que os livros são para serem lidos devendo ser, continuamente, transferidos para outros leitores permitindo a permanente e intensa troca de informações, ao invés de serem abandonados nas estantes. 
O objetivo geral é transformar os espaços do Campus e espaços urbanos de Natal em uma imensa biblioteca itinerante para trocas de livros, de forma sistemática, estimulando a leitura necessária à construção de uma comunidade mais bem informada. Espera-se que esse projeto consiga maximizar a troca de ideias, levando até os indivíduos informações e conhecimentos, fortalecendo o hábito de leitura e estimulando leitores em potencial, visto que a leitura é de suma importância à formação do indivíduo.
A aplicação prática dessa proposta consiste na utilização de um acervo de livros e que poderão ser trocados por outros, onde os interessados devem levar livros usados, em bom estado de conservação, para a permuta por outros dos mais variados gêneros, por exemplo, romances, biografias, infanto-juvenil, etc. 
A internet será utilizada como suporte, através das redes sociais, tais como, facebook, twitter e orkut, que servirão como meio de interação e comunicação, informando a comunidade a data, local e hora das ações do projeto. Também serão criados pontos fixos para coleta das doações de livros. 
Estes receberão etiquetas ou carimbos com dizeres: “liberte seus livros”, “leia, comente e troque por outro”, “este livro é livre”. 
Espera-se que esse projeto consiga maximizar a troca de ideias, levando até os indivíduos informações e conhecimentos, fortalecendo o hábito de leitura e estimulando leitores em potencial, visto que a leitura é de suma importância à formação do indivíduo.

Biblioteca Itinerante de Troca de Livros
com Raimundo Muniz
de ter 3 a dom 8 de dezembro
na Tenda Literária do flipAut! 2013
na Praça do Pescador - Pipa

Nenhum comentário: