quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Poemas Noturnos... de Izete Galvão


Com a alma desnuda, Izete Galvão
apresenta os seus Poemas Noturnos.
O apreço pela companhia das boas leituras veio cedo ainda na infância. Dessa convivência, o despertar manso para a arte da escrita. Cada palavra ia sendo desenhada na tentativa de silenciar uma mente um tanto inquieta. Com o tempo, veio o desabrochar de uma escrita intimista traçada por um olhar meio tímido mas atento. Estava nascendo o que viria a ser as primeiras linhas de sua poesia. E a poesia se fez embalar com o passar dos tempos. O primeiro sucesso nasceu ao quebrar a barreira da timidez expondo-se ao laço familiar. Bloqueio quebrado, na certeza de cada coisa ao seu tempo, Izete Galvão apresenta agora os seus Poemas Noturnos. Seu primeiro livro de poesias publicado.
Izete nasceu em Goianinha, Rio Grande do Norte. É formada em Economia pela UFRN e Auditora fiscal da Receita Federal, aposentada. É também artista plástica, autora de várias telas, pintadas na técnica Óleo sobre Tela. Os versos dos seus Poemas Noturnos nasceram num estilo e forma diferentes do habitual.
“Estava passando por uma fase conturbada, e, numa noite ao me preparar para dormir, ocorreu-me a ideia de pegar lápis e papel e escrever no escuro e de olhos de olhos fechados, tudo que o que me viesse à cabeça. Naquele momento, achei aquele pensamento um tanto absurdo, escrever dessa forma iria resultar um trabalho desconexo, mas segui minha intuição e assim eu fiz”, conta. Izete acrescenta que dessa forma foi escrevendo e jogando as folhas para o lado até adormecer. “Pela manhã, recolhia as diversas folhas de papel espalhadas pelo chão e, ao lê-las, percebi que faziam sentido, sim, precisava apenas arrumá-las, acrescentar ou subtrair palavras, mas estava tudo ali”.
Além da escrita durante essas noites Izete Galvão também desenhava. Para ela, esse processo pareceu um tanto interessante. “Eu achava que estava desenhando uma coisa e constatava, no dia seguinte, que não tinha a ver com o que eu havia imaginado. Ao mostrar os manuscritos aos familiares fui incentivada a publicá-los, principalmente sob a alegação de que muita gente poderia se identificar com alguma mensagem. E foi dessa forma que, vencendo a timidez, coloco à disposição de você, leitor, a minha alma desnuda ” finaliza.

Lançamento do livro
"Poemas Noturnos" de Izete Galvão,
no palco do flipAut! 2013,  
sábado, 7 de dezembro, às 19h na Praça do Pescador em Pipa.
O livro estará disponível para venda durante o inteiro festival, de 3 a 8 de dezembro de 2013, na Tenda Literária.

Nenhum comentário: