sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Coco de Zambê do Mestre Geraldo na praça da Pipa


O coco é um ritmo originalmente criado no estado de Alagoas. O nome refere-se também à dança ao som deste ritmo. Coco significa cabeça, de onde vêm as músicas, de letras simples.
Com influência africana e indígena, é uma dança de roda acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos durante festas populares do litoral e do sertão nordestino.
Recebe várias nomenclaturas diferentes, como coco-de-roda, coco-de-embolada, coco-de-praia, coco-do-sertão, coco-de-umbigada, e ainda outros o nominam com o instrumento mais característico da região em que é desenvolvido, como coco-de-ganzá e coco de zambê.
Cada grupo recria a dança e a transforma ao gosto da população local.
O Coco de Zambê do Mestre Geraldo foi criado na localidade de Cabeceiras, no município de Tibau do Sul no Rio Grande do Norte. Em 1999 lançaram o primeiro CD, "Zambê cocos", com 18 composições de autoria do grupo, entre as quais, "De cangaluê", "O navio de guerra", "Boi morto" e "Pedra rolando".
O coco de zambê é uma dança bem distinta das outras modalidades de coco nordestinas. É conhecido também por zambê-do-pau-furado. Sua presença em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, deve-se à provável existência, em passado remoto, de um quilombo na região. O próprio nome 'zambê', ao que tudo indica, é uma corruptela de 'Zumbi'. Na dança, os tambores são reverenciados como deuses que conduzem os brincantes - por vezes, ao êxtase.
Sabado, 7 às 19h30
na Praça do Pescador - PIPA

Nenhum comentário: