terça-feira, 9 de setembro de 2014

400 anos de Sibaúma

Sibaúma em 1969 - foto de Jorge Bodanzky
Este ano a vila de Sibaúma, no município de Tibau do Sul, mundialmente conhecido pelo atrativo turístico de sua praia mais famosa, Pipa, comemora 400 anos de história documentada. 
A comemoração oficial aconteceu em Sibaúma no sábado, 28 de fevereiro,  mas, com o intuito de popularizar o assunto, o flipAut! 2014 convidou Severino Guilhermino, historiador local apaixonado pelo assunto, e dois seus amigos/colaboradores, Dorivaldo Alves Leandro e Élson de Oliveira Barbosa, ambos moradores de Sibaúma, que vem acompanhando suas pesquisas, para contar-nos toda a "História de Sobaama" no palco do festival literário alternativo de Pipa.
Ao longo desses anos, o trabalho de Severino seguiu dois caminhos diferentes. Por um lado ele foi pesquisando todos os antigos documentos que relatam doações, sesmarias e a história em geral da antiga Capitania do Rio Grande; por outro lado,  foi realizando uma pesquisa de campo bem aprofundada, que o levou ao achado de muitos objetos antigos enterrados, assim como de ruínas de antigas construções. O dia-a-dia a contato com os membros mais antigos da comunidade também enriqueceu muito a pesquisa dele. 
Entre os muitos projetos de Severino, estão a publicação de um livro sobre o assunto e a criação de um museu histórico de Sibaúma, com as histórias, lendas e artefatos recolhidos em suas pesquisas naquela região.
Vamos conversar sobre isto e muito mais com Severino Guilhermino, quinta 25 de setembro às 19h na Praça do Pescador em Pipa. Todos os interessados estão convidados!
   

Nenhum comentário: