terça-feira, 23 de setembro de 2014

Jornalismo e os Novos Meios de Comunicação


O jornalismo tradicional entrou em uma crise sem precedentes desde que a internet passou a ocupar, cada vez mais, a vida e a atenção das pessoas. Jornalistas foram demitidos, jornais fechados ou reduzidos, meios de comunicação começam a falir.
Por outro lado, a internet abriu a possibilidade de criar novos veículos, locais, independentes e com novas formas de lidar com a audiência. A internet, sobretudo as redes sociais, não matam o jornalismo, mas renovam a profissão, abrindo possibilidades ainda pouco exploradas.
Algumas dessas são iniciativas de jornalismo ultra-local, ou do financiamento coletivo para matérias investigativas. É possível, pela primeira vez, ter um veículo de comunicação influente e bem acessado, sem dispor de um investimento muito alto para isso.
Ao possibilitar que todo mundo possa ser um pouco jornalista nos dias de hoje, a internet democratiza o acesso e a capacidade de produzir informação e quebra monopólios.
A ideia da mesa é discutir um pouco dessas mudanças, com foco principalmente nas redes sociais, baseada na experiência do blog Apartamento702. Como as redes sociais estão mudando o jornalismo? E qual tipo de contribuição ela dá ao jornalismo e a própria democracia.
Vamos conversar junto com Fábio Farias e Alana Cascudo, sexta 26 de setembro às 18h no palco do flipAut! 2014 - 5º festival literário alternativo de Pipa, na Praça do Pescador.

FÁBIO FARIAS -  Jornalista formado pela UFRN. Fez o Curso Estado de Jornalismo Econômico do Estadão/FGV e o Rumos Jornalismo Cultural do Banco Itaú. Passou por Novo Jornal, Diário de Natal e Tribuna do Norte. Hoje é diretor de conteúdo do site Apartamento702. Apaixonado também por internet, cultura, política, mídias sociais e publicidade.


ALANA CASCUDO - Alana Cascudo é publicitária. E apesar de trabalhar em agências de publicidade desde o começo da carreira, é frustrada por não estar fazendo uma viagem de volta ao mundo. Rata de biblioteca, defende a igualdade de gêneros, respira cultura desde que nasceu na família Cascudo e ainda é levemente obsessiva por filmes e séries. Além de claro, comercial e colaborada do Apartamento 702.

Nenhum comentário: