segunda-feira, 8 de setembro de 2014

[lançamento] Dicionário OXE


Dizem que na antiga Grécia um jovem – Narius - resolveu dar significado às palavras conceituando-as, de acordo com o que se entendia sobre aquelas. E quando alguém questionava a outrem sobre ser aquilo mesmo, a resposta vinha sempre desta forma: - Assim disse o Narius! O que o Narius não disse, e nem imaginava acontecer, era que dentre os vários tipos de dicionários - gerais da língua; etimológicos; de sinônimos e antônimos; analógicos; temáticos; de abreviaturas; bilíngues ou plurilíngues etc. – viessem a compilar dados em outros como propósito de atender diversas finalidades como dúvidas e dificuldades de uma língua, de frases feitas, de provérbios, de gírias e expressões regionais, etc. 
Agora nos vem Maria Maria Gomes e Adelson Aprígio Filgueira, com este Dicionário de palavras e expressões usadas no Seridó oriental, saído do sertão de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para o Mundo... Ôxi!
Lançamento do Dicionário OXE no palco do flipAut! 2014quinta 25 de setembro às 21h na Praça do Pescador - Pipa.
Adelson Aprígio Filgueira é natural de Currais Novos-RN, graduado em Psicologia pela UFRN e mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autor de músicas como Pelo meio da rua e Nossa loucura, ambas gravadas pela cantora potiguar Valéria Oliveira, é compositor e violonista. Oriundo do sertão do Seridó, pesquisa as origens históricas da região há vários anos, o que culminou com a defesa da dissertação de mestrado A resiliência do(a) cabra da peste: uma contribuição à promoção de saúde no sertão nordestino. É funcionário público federal, atuando na UFABC/SP.


Maria José Gomes, que adotou recentemente o nome literário de Maria Maria, nasceu em Currais Novos/RN, em 15 de outubro de 1966. É formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pós-graduação em Literatura Luso-brasileira, pela mesma Universidade. Aos 14 anos, escreveu os seus primeiros poemas. Aos 16, o primeiro romance. Recebeu menção honrosa no Concurso de Poesia Othoniel Meneses promovido pela Fundação Capitania das Artes, em Natal/RN. Publicou contos e poemas na revista Papangu da cidade de Mossoró/RN. Conta com 07 livros publicados nos gêneros prosa e poesia. Atualmente organiza os blogs literários Espartilho de Eme e Água de Chocalho. É consulesa do Seridó, título conferido pelo movimento poético Poetas del Mundo, com sede no Chile. É professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, na Escola Estadual Tristão de Barros, em Currais Novos/RN.

Nenhum comentário: