terça-feira, 9 de setembro de 2014

[lançamento] Valdetário Carneiro - A essência da bala


O livro-reportagem "Valdetário Carneiro - a essência da bala" escrito pelos jornalistas Rafael Barbosa e Paulo Nascimento, tem como linha central a história do caraubense que ficou notabilizado por liderar uma quadrilha especializada em assaltos a banco em toda a região Nordeste, com ações criminosas que entraram para a história do Rio Grande do Norte.
O livro vai até as raízes dos conflitos que envolvem a família Benevides Carneiro, desde as primeiras décadas do século passado até a morte de Valdetário, em dezembro de 2003, reconstituindo os fatos através de pesquisa e entrevistas com familiares e relacionados à história do personagem.
Com notável estreia, o livro lançado pela Editora TRIBO esgotou sua primeira tiragem, com 1.000 cópias, nos três meses iniciais de circulação, o que fez com que a publicação se tornasse uma das obras nacionais mais vendidas nas livrarias de Natal.
Agora, o relato expande fronteiras e marca presença também na cosmopolita Praia da Pipa, onde será reLançado em ocasião do flipAut! 2014, 5º festival literário alternativo.
"A essência da bala serve, acima de tudo, como um registro da nossa realidade sertaneja, muitas vezes esquecida dos registros históricos formais, e como ela pode influenciar e formar todo um contexto social”, comenta Paulo Nascimento, um dos autores.
Sexta 26 de setembro às 21h no palco do flipAut! na Praça do Pescador  - Pipa, vamos conversar com os autores do livro, Paulo Nascimento e Rafael Barbosa, em companhia do escritor e músico Dudé Viana, parente de Valdetário, que escreveu uns anos atrás o livro "A Saga Benevides-Carneiro" e foi um colaborador importante na época de pesquisa dos dois jovens jornalistas potiguares.

Nenhum comentário: