quarta-feira, 16 de setembro de 2015

A Cia. Cênica Ventura apresenta: Máquina para Ícaro


Uma gaiola, duas pessoas, ora meninos, ora adulto, ora velhos, teatro, relógios, tempo , acrobacias, trapézio, vôos, menor que o mundo, bola de equilíbrio, circo, movimento, butoh, objeto, performance, sonhos, sentidos, ausências, liberdade.
Máquina para Ícaro é um espetáculo híbrido que traz elementos do teatro físico, da dança e do circo, contando com números acrobáticos de trapézio. A encenação mostra duas pessoas presas dentro de uma gaiola, como pássaros. Uma gaiola de 7 metros de altura e instalada ao ar livre. É um projeto que pretende provocar de imediato um impacto visual a partir dessa cenografia, a ideia de um espaço surreal, mas ao mesmo tempo possível. A metáfora da gaiola remete a relação entre prisão e liberdade, um dos temas da encenação. O que nos aprisiona e o que nos impossibilita de voar? Não há em Máquina para Ícaro o objetivo de contar uma história mas as histórias que são contadas tratam de medos, sonhos, conquistas e superação.
Com direção e dramaturgia da atriz/bailarina israelense Yael Karavam, a poesia está presente em todos os momentos e elementos de Máquina para Ícaro, desde o texto até a criação dos movimentos dos atores.
É um espetáculo movido a sonhos e poesia, onde o sonho é o combustível para ser livre. Este projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) - 2013”
A espetacular apresentação da Cia Cênica Ventura na Praia da Pipa, "Máquina de Ícaro" encerrará as atividades do flipAut! 2015, sábado 26 de setembro às 22h na Praça do Pescador - Pipa-RN



Ficha técnica
Concepção dos pequenos e grandes sonhos obsessivamente reunidos sob o olhar atento de Berg Farias Direção artística Yael Karavan
Assistente de direção e provocador cênico Sandro Souza.
Dramaturgia: Yael Karavan e Cia. Cênica Ventura
Cenas criadas, sonhadas, invocadas, evocadas, improvisadas: Ana Luiza Faria, Berg Farias, Sandro Souza e Taunay Thabata.
Interpretes-circenses-bailarinos: Ana Luiza Faria e Berg Farias.
Músicas e recriações: Nilson Eloi
Cenografia apaixonadamente desejada por Berg Farias
Ardentemente idealizado por todos e fervorosamente criado por: Nilson Mendonça.
Apoios e técnicos Manuel Evaristo e Tato Takai
Figurinos sonhados por Berg Farias.
Dado forma e concretizado por: Fátima Rocha.
Colaboradores de pesquisa e preparação Sandro Souza.
Criação e a gravação de imagens: Nilson Eloi/Estúdio Sonorus
Olhar fotográfico: Paulo Fuga.
Preparação e montagem circense Maria Luiza Lopes.
Direção em trapézio fixo Alexandre Santos e Maria Luiza Lopes.
Gestão administrativa: Hugo Victor
Agradecimentos: Gira dança, Anderson Leão, Arlindo Bezerra, Celso do Gira, Marcondes do Gira, Arisandro Silva, Pc Salles, Kathleen Louise, Artemio Monteiro, Cesar Ferrari, Manoel Evaristo, Tauany Thabata, Dayane Emannuelle, Edo Sadistic, Márcio Bento, Rodrigo Carinhana, Danilo Guanais, Canindé Wagner, Gerferson, Janaina Alves...

Nenhum comentário: