sábado, 26 de novembro de 2016

10 anos de Leitura na Praça


Um dos destaques da 7ª edição do flipAut! é o 10º aniversário do projeto Leitura na Praça. Vamos comemorar todos juntos esta data importante para as novas gerações de Pipa e Tibau do Sul, sábado 10 de dezembro de 2016, a partir das 17h30 na Praça do Pescador. 
A iniciativa surgiu em Julho de 2006 depois de uma conversa entre a anterior proprietária da biblioteca Book Shop, Cintia Junqueira e a atual, Sandra Almeida.
Cintia lamentava a ausência das crianças e adolescentes no Book Shop, onde se emprestam livros em vários idiomas às pessoas da comunidade. Surgiu então a ideia de levar os livros ao encontro das crianças
Foi assim que, num Domingo à tarde, os livros infanto-juvenis do Book Shop foram colocados num carrinho de mão e levados para a praça de Pipa, onde foram espalhados por tapetes no chão.
Para chamar mais a atenção das crianças foi convidado para esse primeiro encontro um grupo de teatro de Goianinha que, voluntariamente, se dispôs a colaborar com a iniciativa.
Além do teatro e dos livros, houve contação de histórias e oficina de desenho sobre as histórias escutadas.
A partir daí o Leitura na Praça passou a se apresentar semanalmente em Pipa com Cintia, Sandra e Marizé. Em 2011 Cintia trocou Pipa por Minas Gerais e hoje é Marizé e Sandra que levam o projeto adiante.
Apesar do Leitura na Praça ser um projeto inteiramente voluntário, sem qualquer ajuda institucional, recebe uma grande ajuda por parte da comunidade de Pipa, através de doação de livros, material de papelaria, tempo, ideias, etc.
Quando o teatro passou a ser de fantoches foram os amigos que construiram a sua estrutura com canos e fizeram o pano.


Cintia, Marizé e Sandra rapidamente perceberam que a carência de projetos de incentivo à leitura no municipio era imensa e alargaram a ação do Leitura na Praça para os distritos de Piau, Umari e Sibaúma.
As apresentações passaram a ser feitas aos Sabados à tarde, alternando a cada semana a comunidade visitada.
O material é colocado num velho carro que chega às comunidades  chamando as crianças para a praça ou para a rua, no caso de Umari.
No inicio, essas comunidades viam o Leitura na Praça com alguma desconfiança, tendo mesmo alguns pais proibido os seus filhos de se aproximarem (as crianças ficavam na soleira das portas ouvindo as histórias...).
Mas com o tempo, viram que não havia qualquer interesse ou segunda intenção na ação do Leitura na Praça e os pais passaram a chamar os seus filhos cada vez que escutavam o ruído do velho motor do carro.
Hoje em dia, muitas adolescentes e jovens mães que assistiam ao Leitura na Praça quando eram crianças, levam os seus filhos bebés e participam com o mesmo entusiasmo de antes.
A rotina do Leitura na Praça começa com um primeiro momento em que as crianças folheiam e trocam os livros à vontade. Depois vem a hora da contação de histórias, da leitura de um poema, da apresentação de um livro ou de outras iniciativas como ler trava-linguas ou conversar sobre os livros.
Ao longo destes 10 anos, vários voluntários, moradores ou turistas de Pipa acompanharam o Leitura na Praça para apresentar algo diferente às crianças. Já houve mágicos, palhaços ou contadores de histórias, que são sempre muito bem recebidos nas comunidades.
Um dos momentos que as crianças mais gostam é o teatro de fantoches. Os textos, escritos por Sandra ou adaptados de algum livro,  estão voltados para a importância da leitura, valores de cidadania e questões ambientais, tentando através das histórias passar para as crianças mensagens que os ajudem a ser mais felizes e saudáveis.
O Leitura na Praça termina sempre com a distribuição de papel e lápis de cera às crianças para desenharem algo relacionado com as histórias que foram ouvindo naquela tarde.



BIBLIOTECA LEITURA NA PRAÇA
Em 2009, após uma apresentação em Pipa, foi oferecida ao Leitura na Praça uma promessa de ajuda financeira para as suas ações. Era a oportunidade para abrir uma Biblioteca Leitura na Praça, desejo há muito tempo partilhado entre as três responsáveis do projeto.
Depois de alguma procura encontraram em Sibaúma um espaço que, apesar de muito pequeno, servia para colocar os livros em prateleiras e sentar as crianças em tapetes do lado de fora (quando chovia não era possível abrir a biblioteca).
Alugaram então esse espaço por um ano com o dinheiro doado.
Começava assim uma nova história: a história da Biblioteca Leitura na Praça em Sibaúma, cuja responsável é Marizé e que conta com a ajuda fundamental da voluntária Bernardete.
Foi Bernardete que alargou as ações da biblioteca para as mães das crianças e toda a terça-feira é dia de oficinas com as mães.
Hoje em dia a biblioteca funciona numa nova sede (a quinta desde 2010) com um espaço mais amplo e confortável.
Depois de muita ajuda de amigos e pessoas da comunidade de Pipa para pagar o aluguel da biblioteca (todo o trabalho é voluntário), finalmente a Prefeitura de Tibau do Sul é a responsável por esse encargo.
A biblioteca alterou a rotina da comunidade de Sibaúma. Dezenas de crianças frequentam a biblioteca e levam para suas casas livros emprestados e muitas histórias para contar.



NOVAS IDEIAS
Atualmente Marizé e Sandra deram inicio a uma nova ação no distrito de Piau: no final de cada Leitura na Praça, as crianças podem levar para casa um livro emprestado que devolvem e trocam na apresentação seguinte.
Para estender esta iniciativa a Umari é necessário um maior acervo de livros, por isso, com a ajuda de Monica Lyra, deram inicio a uma campanha de arrecadação de livros.
Ao longo destes 10 anos de Leitura na Praça ficou claro que toda a criança gosta de uma boa história e de um bom livro. O que falta é a oportunidade de ter acesso a eles. O que o Leitura na Praça tenta fazer é dar às crianças do município (muitas delas com ambos pais analfabetos e sem contacto com livros, fora os didáticos na escola) livros de qualidade que façam as crianças olhar a literatura com prazer.
Ouvir histórias é desde os nossos mais remotos antepassados, uma atividade que faz o ser humano mais feliz. Os livros estão aí, cheios de histórias e ilustrações fantásticas que levam as crianças a pensar, a imaginar, a se tornarem pessoas autônomas e criativas.
Se depender de quem realiza, apoia e ajuda o Leitura na Praça, este projeto continuará a oferecer mais cultura e educação às crianças, pelo menos durante mais 10 anos.

Leitura na Praça no flipAut! 2016 - sábado 10 de dezembro

17h30: Contando histórias, com Marizé, Sandra e convidados
20h: 10 anos de Leitura na Praça - Bate-papo no palco com Marizé e Sandra

Nenhum comentário: