terça-feira, 15 de novembro de 2016

Ecdemomania - Eliano no palco do flipAut! 2016



Quinta, 8 de dezembro às 22h

Eliano Silva é músico, poeta e produtor cultural da cidade de Pau dos Ferros/RN. Nascido na década de 90, iniciou seus estudos em música ainda na infância ao ingressar no grupo de flauta doce do município. Posteriormente passa a estudar violão e saxofone, e aos 15 anos se torna guitarrista de várias bandas de rock atuantes na cena regional, quando teve início sua experiência de palco.
Em 2012 sente a necessidade de desenvolver novas linguagens artísticas, passando a se dedicar a um projeto autoral solo que uniu o músico e o poeta, resultando em um compositor intimista e lírico de MPB. Começa a se apresentar no formato voz e violão nos bares da cidade com um projeto intitulado “A Sós”.
Em 2014 lança um EP com quatro canções autorais e em 2015 seu primeiro disco intitulado “Ecdemomania”.
Ec.de.mo.ma.ni.a: Substantivo feminino - Medicina. Desejo, considerado fora do normal, de estar longe de casa; vontade patológica de perambular longe de casa; obsessão por viagens; fugir de casa.
É esse sentimento que permeia esse projeto. Uma obra em primeira pessoa, em que o eu-lírico é um menino da cidade pequena interiorana que alcança, através da música, lugares distantes.
Gravado durante o ano de 2015 no Studio Aires em Mossoró/RN, produzido por Eliano e por Paulinho Aires, que também mixou e masterizou. Foi lançado no dia 01 de dezembro de 2015 na internet.
O show apresenta as canções do álbum, todas elas inéditas e a maioria de autoria de Eliano, mescladas com clássicos de artistas que são referências para o músico, como Belchior, Odair José, Geraldo Azevedo, para citar alguns.
O estilo do som é o coeficiente de tudo que Eliano escuta, desde música brega ao rock inglês, passando pelo folk americano, com uma influência forte da literatura. É fácil notar intertextualidades com obras clássicas da literatura brasileira, como Dom Casmurro na canção “Dance um pouco, morena”, assim como “Desmudando”, um poema de Manoel Cavalcante musicado por Eliano.
O espetáculo tem duração aproximada de 60 minutos, e se estrutura no formato dos saraus que vêm se tornando uma tradição em Pau dos Ferros. Jovens da cidade se reúnem nas praças e realizam recitais de poesias e apresentações musicais. Esses eventos acontecem de maneira espontânea e têm influenciado a produção artística da cidade. Eliano traz para os palcos uma pequena amostra desse universo vivenciado em sua cidade. 
Agende-se para não perder o show de Eliano na Pipa! Quinta-feira, 8 de dezembro, às 22h no palco do flipAut! 2016, na Praça do Pescador.

Nenhum comentário: