quarta-feira, 22 de novembro de 2017

"Lembranças de 87 - Pipa Antiga" - Expô de Ambrosio Santana no Espaço Cultural Pizzaria Calígula


Ambrosio Santana, o “artista da terra”, retorna à amada Praia da Pipa após um bom número de anos, que ele passou no sertão, onde voltou a viver quando escutou, sempre mais forte, o chamado interior de sua terra natal.
Natural do alto da Serra de Santana, município de São Vicente/RN, Ambrosio se mudou para Praia da Pipa ainda no fim do século passado, em meados dos anos 80. À beira da então mata da Pipa, ele construiu uma casa, que foi também seu ateliê, sua galeria de arte e espaço cultural.
Artista exuberante, Ambrosio Santana produziu muita arte naquela época; muita arte que foi, em sua maioria, exportada para os países de origem dos turistas que compraram suas telas em estilo naif, as camisetas, os cartões postais pintados à mão, as esculturas de madeira, de pedra sabão e outros artefatos.
Já no novo milênio, após um profícuo período de produção artística “primitiva”, inspirada nas pinturas rupestres presentes no interior do Rio Grande do Norte, Ambrosio Santana partiu para um novo estilo pessoal de pintura, representando, em grandes telas coloridas, cenas de vida agreste tipicamente nordestina.
Em 2016, Ambrosio Santana trouxe para a Pipa do flipAut! a exposição “Era do Algodão”, grandes telas coloridas, com cenas de vida agreste tipicamente nordestina.
Este ano, Ambrosio pintou expressamente dez telas novas, inspiradas nas recordações da Pipa de outrora; o titulo da exposição é, justamente, "Lembranças de 87 - Pipa Antiga", e ficará aberta ao público no Espaço Cultural Pizzaria Calígula, na Av. Baía dos Golfinhos, 757 durante todo o flipAut! 2017 – festival literário alternativo de Pipa – de 7 a 10 de dezembro. O vernissage da exposição acontecerá na quinta-feira 7 de dezembro às 19h. O horário de abertura do Espaço Cultural Pizzaria Calígula é das 12h à meia-noite.

Nenhum comentário: