segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

flipAut! 2017 - Vídeoclipe de divulgação


flipAut! 2017 - 8º festival literário alternativo da Pipa 
7 a 10 de dezembro na Praça do Pescador + Circuito Cultural 

Foi divulgada hoje, nas redes sociais, a programação completa do flipAu! 2017 – oitavo festival literário alternativo de Pipa – que acontecerá na cosmopolita praia potiguar de 7 a 10 de dezembro. De quinta a domingo, no palco do evento, bate-papos, encontros, debates, lançamentos de livros e apresentações culturais locais e convidadas. 
O lançamento em Natal do flipAut! aconteceu na quarta, 29 no Nalva Melo Café Salão, a partir das 16h e a programação impressa foi distribuída para os interessados. 
O festival conta com o patrocínio da Prefeitura municipal de Tibau do Sul, que disponibiliza a infraestrutura necessária, e o apoio do setor hoteleiro, além da colaboração de muitos membros da comunidade, que participam de forma voluntária ao grande esforço coletivo, pelo bom êxito deste evento “non profit”, sem fins lucrativos. 
Todos os dias, são quatro as atividades no palco propostas ao público. “Não está fácil destacar umas das outras”, diz Jack d’Emilia, produtor do evento, “porque são todos temas atualíssimos e interessantes”. 
Na quinta, logo depois da abertura oficial do evento, a atriz e escritora, Alice Carvalho, e o escritor e editor, Carlos Fialho, debatem sobre como transformar ideias em livros, peças e produções audiovisuais. Ainda na quinta, o projeto “Leia Mulheres” será apresentado ao público, por representantes da rede potiguar de incentivo à leitura de obras femininas, e o mais que recente documentário “Alcaçuz” será projetado no telão, após um bate-papo com os estudantes de jornalismo que o realizaram. 
Na sexta-feira (8), de dezembro, o destaque é a conversa poético-musical NEGRA POESIA – NEGRA MELODIA entre João Batista Morais e Eliano, depois de um bate-papo com exponentes da editoria alternativa potiguar, Raul Pacheco e Victor H Azevedo. 
Para encerrar a noite, o Sarau Insurgências Poéticas, com Civone Medeiros, Felipe Nunes, Marina Rabelo, Rozeane Oliveira, Thiago Medeiros e convidados. 
“Por mim e para Sandra e Marizé, do Leitura na Praça”, continua Jack d’Emilia, “é o maior sonho realizado, trazer para Pipa uma Feira de Livros Novos e Usados desse tamanho. Este ano, haverá quatro estandes de sebos, além de outros livreiros, e a BIT – Biblioteca Itinerante de Troca, de Raimundo Muniz, onde você troca um livro já lido por um que ainda não leu, sem gastar um real. Está confirmada a presença do Sebo Vermelho, de Abimael Silva, do Cata-Livros, do Seburubu e do Sebo Zahir, de Parnamirim. Milhares de livros novos e usados, que são um grande incentivo à leitura para moradores e turistas”. 
No sábado (9), o produtor do evento destaca, justamente, uma conversa informal com Jácio e Veronica, do Sebo Cata-Livros, de Natal/RN, que comemoram quatro décadas de trabalho, e vão contar muitas anedotas divertidas. Às 22h, Cellina Muniz, escritora e agitadora cultural, mais Lívio Oliveira, poeta, escritor, acadêmico das Letras do RN, debatem sobre liberdade de expressão em “EROS – Resistencia Poética e Política”. A seguir, o público interessado, poderá participar do Sarau Erótico “Poesia e Poder Sem Pudor”, que acontecerá na Pizzaria Calígula/Espaço Cultural, às 23h30.
 Sempre no sábado, para um público adulto também, às 19h, no Espaço Marina, na rua da Gameleira, será apresentada a peça “Cartas Para A Alemanha” de e com Elze Maria Barroso, uma reflexão sobre a condição da mulher negra, junto a condição do deficiente visual. 
Haverá muitos lançamentos de livros no festival literário alternativo da Pipa, dos mais variados gêneros; entre muitos, o produtor do evento destaca “Quase não me recupero do golpe que seus olhos me deram” de Eliano, poeta e músico de Pau dos Ferros, primeiro livro do selo flipAut!, não considerando umas pequenas publicações de poemas de estudantes de Pipa, em formato de cordel, que foram impressas em passado. 
No domingo (10), haverá uma grande comemoração final, no palco do flipAut, na Praça do Pescador, com uma homenagem póstuma a “Antônio Pequeno – Poeta da Pipa”, figura simbólica de uma Pipa de outrora, com a presença de parentes, amigos e convidados. 
O show de encerramento é por conta do Grupo Coco Catimbozado. 
Fora disso, ainda haverá várias oficinas, seja com estudantes, nas escolas, que para público livre; muitas serão as exposições de arte, pintura e fotografia, em locais parceiros, que compõem o Circuito Cultural do flipAut! 2017; mais uma vez o produtor do evento afirma que não está fácil destacar uma exposição mais que outra e convida todos a conferir a programação completa no blog do festival.

SERVIÇO flipAut! 2017 
8º festival literário alternativo da Pipa 
7 a 10 de dezembro na Praça do Pescador – Pipa/RN 
+ Circuito cultural 
e-mail flipAut@yahoo.com.br 

Nenhum comentário: